O Método Escoteiro
O Escotismo, criado em 1907 na Inglaterra por Robert Baden-Powell e trazido para o Brasil em 1924, é um movimento educacional que tem sua abordagem implementada por meio de um método próprio para ajudar os jovens a se desenvolverem de forma integral, divertida e segura. O Método Educativo Escoteiro é baseado em oito elementos, igualmente importantes, que se complementam e se adaptam às diferentes idades e contextos dos jovens fazendo do Escotismo uma experiência única e relevante para a sociedade. São eles:
A Promessa e a Lei Escoteira
A Promessa Escoteira é um compromisso voluntário e pessoal com a Lei Escoteira, ou seja, com um conjunto de valores inclusivos e compartilhados que são a base de tudo o que o Escoteiro faz e de como ele quer ser.
Aprender Fazendo
No Escotismo os jovens aprendem com suas próprias experiências e são estimulados a explorar, errar, refletir e crescer em todas as áreas de sua personalidade, valorizando o que é importante para eles.
Progressão Pessoal
O programa de atividades é diversificado, alinhado com os interesses dos jovens, que escolhem o que querem fazer. São atividades desafiadoras, úteis, recompensadoras e atraentes, que promovem o desenvolvimento de competências e o crescimento harmônico.
Sistema de Equipes
O Escotismo promove o aprendizado colaborativo e a liderança em pequenas equipes, valorizando a diversidade e o senso de comunidade. O Método estimula e empodera os jovens a desenvolverem suas competências pessoais e coletivas.
Suporte do Adulto
Os adultos apoiam os jovens a criar e vivenciar oportunidades de aprendizado, respeitando e confiando neles. O papel do adulto é ser um facilitador e um orientador do programa liderado pelos jovens.
Marco Simbólico
O marco simbólico no Escotismo desempenha um papel vital na formação de jovens, oferecendo um conjunto de símbolos e histórias que promovem o senso de comunidade e os valores do Escotismo.
Natureza
O Escotismo cria possibilidades de aprendizagem ao ar livre que incentivam uma melhor compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente, abordando a sustentabilidade e o respeito e conexão com a natureza.
Envolvimento Comunitário
O serviço comunitário ajuda os jovens a criar um mundo melhor, com cidadania global ativa e responsabilidade pessoal. Eles aprendem a transformar sua comunidade sem esperar pela idade adulta.
ramos do escotismo
O Escotismo é um movimento feito por jovens e para jovens, mas a presença dos adultos nos ajuda a garantir um ambiente mais seguro para todos. Sendo assim, o Escotismo não tem idade e, a partir dos 6,5 anos, qualquer pessoa é bem-vinda, não importando a cor, etnia, orientação sexual ou credo. Conheça um pouco sobre os Ramos do Escotismo e suas faixas etárias:
Lobinho
"A criança não aprende o que os mais velhos dizem, mas o que eles fazem." Baden-Powell
Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos. Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o pano de fundo e a inspiração para a organização das nossas atividades.
Juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas, com meninos e meninas, que participam juntos das atividades durante todo o período em que ficamos nesse Ramo.
Fazendo jogos e brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível, que é o lema dos Lobinhos e Lobinhas.
Escoteiro
“Não há ensinamento que se compare ao exemplo.” Baden-Powell

Entre os 11 e 14 anos fazemos parte do Ramo Escoteiro – somos patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos.
Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde gravamos lembranças marcantes das nossas experiências juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das nossas ações.
Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com a orientação de adultos. “Sempre Alerta” é o nosso lema e estamos interessados em explorar novos territórios, conhecer coisas novas, sempre com o nosso grupo de amigos.
Sênior
"Uma etapa individual no treinamento do caráter é colocar a responsabilidade sobre o indivíduo" Baden-Powell

O Ramo Sênior é formado por jovens com idade entre 15 e 17 anos. Nós já nos conhecemos melhor, aceitamos nossas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estamos entendendo melhor nossa própria personalidade. Aqui a exploração se converte em desafios pessoais e somos estimulados a superar estes desafios.
Nossas atividades nos desafiam e nos encorajam a superar dificuldades, seja escalando montanhas, navegando, conhecendo novas tecnologias, acampando por vários dias, fazendo trilhas, aprendendo novas habilidades e muitas outras coisas. Como diz nosso lema, estamos Sempre Alerta a tudo que acontece ao nosso redor. Temos nossa patrulha, um grupo de amigos que vivenciam conosco experiências inesquecíveis e nos apoiam nos momentos de dificuldades.
Pioneiro
“É o espírito interior, e não o verniz exterior, que faz um homem.” Baden-Powell

A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro. Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.
No clã temos bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios. Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos e atuar ativamente em nossas comunidades.